SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ "TEORIA, CRITICA E MUSICA NA ATUALIDADE (RIO DE JANEIRO, 15 A 17 AGOSTO 2011)
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ
“Teoria, Crítica e Música na Atualidade”
Escola de Música / Programa de Pós-Graduação
Rio de Janeiro,
Comissão Organizadora
Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente
André Cardoso (UFRJ)
Marcos Nogueira (UFRJ)
Comissão Científica:
Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente
Marcos Nogueira (UFRJ)
Ilza Nogueira (UFPB)
Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP)
Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto)
Elliott Antokoletz (Universidade do Texas, Austin, EUA)
CHAMADA DE TRABALHOS
A Escola de Música e o Programa de Pós-Graduação anunciam a realização do II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ e convidam para a submissão de trabalhos.
O Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ ocorre na Semana da Escola de Música e foi planejado em consonância com os eventos comemorativos do aniversário da Escola, como iniciativa da Diretoria da Escola de Música e da Coordenação do Programa da Pós-Graduação. A congruência dos eventos artísticos e científicos expressa a vocação desta instituição, que completa agora 163 anos. A temática norteadora dos eventos artísticos e científicos de 2011 é a música do século XX em diante, tendo a segunda edição do Simpósio Internacional de Musicologia o título “Teoria, Crítica e Música na Atualidade”.
A intersecção entre as teorias analíticas da música e as teorias da crítica cultural tem catalizado importantes questionamentos da área, não somente sobre os problemas teóricos e metodológicos das novas posturas, mas sobretudo ao levar a um redimensionamento da própria identidade da disciplina. Busca-se com esse evento refletir em que medida as inovações da música do século XX em diante, ao trazer novas linguagens, novas práticas composicionais e de performance e novas escutas, têm constituído locus fundamental para novas proposições analíticas e críticas nos desenvolvimentos recentes da musicologia, em sua ampla gama de abordagens.
O evento reunirá, no Brasil, figuras exponenciais de diversos países, visando a uma interlocução que favoreça a inserção dos estudos brasileiros na musicologia internacional da especialidade. Junto aos musicólogos, o evento congregará compositores e intérpretes, no intuito de aproximar a pesquisa dos processos criativos. O debate entre os especialistas da música contemporânea busca ampliar o espaço para as diversas tendências de análise e crítica, incentivando um encontro teórico-analítico que norteie o impulso historiográfico futuro. Encerrará com uma mesa redonda formada por compositores e colunistas especializados, para debater as questões associadas à mediação, recepção e formação de público na atualidade. A organização do Simpósio em diversas modalidades pretende intensificar a integração entre o ensino e a pesquisa em nível de pós-graduação, incluindo, a partir desta segunda edição, sessões de comunicação de trabalhos aprovados mediante submissão. O Livro de Resumos e os Anais com a versão integral dos trabalhos, publicados em formato impresso e eletrônico, serão disponibilizados gratuitamente no site da EM-UFRJ.
CRONOGRAMA
Prazo para submissão dos trabalhos (resumos): 10 de junho de 2011
Divulgação do resultado dos trabalhos aprovados: 30 de junho de 2011
Realização do evento:
Envio da versão completa e revisada do trabalho para publicação nos Anais: 30 de setembro de 2011
NORMAS DE SUBMISSÃO
As propostas devem ser enviadas até 10 de junho de 2011 para o e-mail sim@musica.ufrj.br e endereçadas à Presidente da Comissão Científica, conforme instruções a seguir.
1. O texto deve ser inédito e enfocar questões relacionadas ao tema do SIM_UFRJ2011.
2. O texto pode ser apresentado em português, inglês ou espanhol e deve ser enviado em arquivo eletrônico, editorado
Submeto o trabalho intitulado “...” para apreciação da Comissão Científica do II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Em caso de aprovação do resumo, autorizo a editoria do SIM_UFRJ2011 a publicá-lo de forma impressa e/ou eletrônica (on-line) no sítio eletrônico da instituição. Comprometo-me, ainda, a enviar a versão integral e revisada do trabalho até 30 de setembro de 2011 para publicação nos Anais.
Dados dos autores:
1º autor (nome em publicações): ________________________________
Endereço completo: ___________________________________________
Telefone: (___) ____________ e-mail: ___________________________
2º autor (nome em publicações): ________________________________
Endereço completo: ___________________________________________
Telefone: (___) ____________ e-mail: ____________________________
4. As páginas seguintes devem seguir o Modelo de Submissão abaixo:
SUBMISSÃO DE TRABALHO AO II SIM_UFRJ 2011
(Propostas apresentadas em português ou espanhol devem conter também a tradução para o inglês)
Nome do(a) Autor(a)
(Afiliação institucional)
Título do trabalho em português ou espanhol: em negrito, fonte Times New Roman, 12, centralizado
Resumo
Resumo em português ou espanhol de até 500 palavras. Alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita
Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center
Abstract
Abstract in English up to 500 words. Justified alignment; Times New Roman, type size 12; 1.5 line spacing;
Referências Bibliográficas
Ao final do resumo, incluir referências bibliográficas principais (até 5), seguindo normas ABNT.
Breve Currículo do(a/s) Autor(e/a/s)
Sinopse da atuação profissional e formação acadêmica, com até 150 palavras, na seguinte ordem: afiliação institucional, titulação (da mais alta para a mais baixa), outras informações relevantes e principais publicações (editora ou periódico, ano).
***
Todas as propostas obterão a confirmação de recebimento por e-mail, ressalvando-se que não implique em aprovação, a qual será anunciada oportunamente.
Para maiores esclarecimentos sobre submissão, contate volpe@musica.ufrj.br .
Informações adicionais sobre a programação do evento e acomodações serão disponibilizadas no site da Escola de Música da UFRJ http://www.musica.ufrj.br e no site do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php .
II SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGÍA DE
“Teoría, Crítica y Música en
Escuela de Música / Programa de Pos-Graduación
Río de Janeiro,
Comisión Organizadora
Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente
André Cardoso (UFRJ)
Marcos Nogueira (UFRJ)
Comisión Científica:
Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente
Marcos Nogueira (UFRJ)
Ilza Nogueira (UFPB)
Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP)
Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto)
Elliott Antokoletz (Universidad de Texas, Austin, EUA)
CONVOCATORIA
El Simposio Internacional de Musicología de
La intersección entre las teorías analíticas de la música y las teorías de crítica cultural cataliza importantes cuestionamientos del área, no solamente respecto a los problemas teóricos y metodológicos de las nuevas posturas sino, sobre todo, por plantear una nueva dimensión de la propia identidad de la disciplina. El objetivo de este evento es reflexionar en qué medida las innovaciones de la música del siglo XX en adelante, han trazado nuevos lenguajes, prácticas compositivas, interpretativas y de escucha los cuales han constituido el locus fundamental de nuevas proposiciones analíticas y críticas en los desarrollos recientes de la musicología, desarrollos que suponen, a su vez, una nueva gama de enfoques.
El evento, que reunirá en Brasil a importantes figuras de diversos países, permitirá un diálogo que favorezca la inserción de los estudios brasileños en la musicología internacional. Junto a los musicólogos, el simposio congregará, igualmente, a compositores e intérpretes con el objetivo de aproximar a la investigación los procesos creativos. El debate entre los especialistas de la música contemporánea busca ampliar el espacio para las diversas tendencias de análisis y crítica, incentivando un encuentro teórico-analítico que guie el futuro impulso historiográfico. Finalizará el encuentro con una mesa redonda formada por compositores y columnistas especializados, para discutir las cuestiones asociadas a la mediación, la recepción y la formación del público en la actualidad. La organización del simposio pretende intensificar por diversas vías la integración entre la enseñanza y la investigación a nivel de pos-grado incluyendo, a partir de ésta segunda edición, secciones de comunicación de trabajos aprobados mediante la previa presentación de los mismos. Los resúmenes y el anuario de las actas del simposio con la versión integral de los trabajos, publicados en formato impreso y electrónico, estarán disponibles gratuitamente en el sitio WEB de
CRONOGRAMA
Plazo para la presentación de los trabajos (resúmenes): 10 de junio de 2011
Divulgación del resultado de los trabajos aprobados: 30 de junio de 2011
Realización del evento:
Envío de la versión completa y revisada del trabajo para su publicación en el libro de actas: 30 de septiembre de 2011.
NORMAS DE PRESENTACIÓN
Las propuestas pueden ser enviadas, hasta el 10 de junio de
1. El texto debe ser inédito y plantear cuestiones relacionadas con el tema del SIM_UFRJ2011.
2. El texto puede ser presentado en portugués, inglés o español, y debe ser enviado en archivo electrónico, editado en Microsoft Word 2003 o en Rich Text Format. El archivo en formato .doc o .rtf debe ser titulado <seleccion_autor>.
3. La primera página debe contener el siguiente encabezamiento:
Someto el trabajo titulado “...” a la apreciación de
Datos de los autor/a:
1º autor (nombre en publicaciones): ________________________________
Dirección completa: ___________________________________________
Teléfono: (___) ____________ e-mail: ___________________________
2º autor (nombre en publicaciones): ________________________________
Dirección completa: ___________________________________________
Teléfono: (___) ____________ e-mail: ____________________________
4. Las páginas siguientes deben seguir el Modelo de Selección transcrito abajo:
SELECCIÓN DE TRABAJO. II SIM_UFRJ 2011
(Las propuestas presentadas en portugués o en español deben ir acompañadas con una traducción al inglés)
Nombre del (la) Autor(a)
(Vínculo institucional)
Título del trabajo en español o portugués: en negrita, fuente Times New Roman, 12, centralizado
Resumen
Resumen en español o portugués hasta 500 palabras. Alineamiento justificado; fuente Times New Roman, tamaño 12; espacio entre líneas de 1,5; margen superior/inferior e izquierda/derecha
Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center
Abstract
Abstract in English up to 500 words. Justified alignment; Times New Roman, type size 12; 1.5 line spacing;
Referencias Bibliográficas
Al final del resumen, incluir las principales referencias bibliográficas (hasta 5), siguiendo las normas técnicas de redacción académica.
Breve Currículum del (la/s) Autor (a/es/as)
Sinopsis de la actuación profesional y formación académica, hasta 150 palabras, en el siguiente orden: vínculo institucional, titulación (de la más alta para la más baja), otras informaciones relevantes y principales publicaciones (editora o periódico, año).
***
Todas las propuestas recibirán acuse de recibo por correo electrónico, sin que esto implique necesariamente su aceptación, la cual, en su caso, será comunicada oportunamente.
Para datos adicionales a la presente convocatoria, escriba a volpe@musica.ufrj.br .
Información adicional sobre el programa del evento y el alojamiento estará disponible en el sitio web de
II UFRJ INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF MUSICOLOGY
“Current Theory, Criticism and Music”
General Committee
Maria Alice Volpe (UFRJ), Chair
André Cardoso (UFRJ)
Marcos Nogueira (UFRJ)
Program Committee
Maria Alice Volpe (UFRJ), Chair
Marcos Nogueira (UFRJ)
Ilza Nogueira (Federal University of Paraíba-UFPB)
Maria Lúcia Pascoal (State
Diósnio Machado Neto (
Elliott Antokoletz (The
CALL FOR PAPERS
The
UFRJ International Symposium of Musicology takes place during the
The intersection between analytical theories of music and theories of cultural criticism has triggered some crucial questionings in the area, not only concerning the theoretical and methodological problems brought by new approaches and agendas, but especially as it lead to a redefinition of the very identity of the discipline.
This Symposium provides a renewing opportunity to discuss the extent to which innovations of the music from the twentieth-century onwards – as bringing new languages, new compositional and performance practices, and new ways of listening – have consisted of a primary locus of fresh analytical and critical proposals in recent developments of musicology, considering its wide range of approaches. The event will gather in
IMPORTANT DATES
Abstract submission deadline: June 10, 2011
Notification of the successful applicants: June 30, 2011
Symposium: August 15-17, 2011
Submission of the full and revised version of the paper for publication in the Proceedings: September 30, 2011
SUBMISSION GUIDELINES
Proposals must be sent to the e-mail sim@musica.ufrj.br no later than June 10, 2011, and shall be addressed to the Program Committee Chair according to the instructions below.
1. Proposals must be original works and address issues related to the conference theme SIM_UFRJ2011.
2. Proposals may be written in Portuguese, Spanish or English, and submitted by e-mail only as an attachment in Microsoft Word 2003 [*.doc] or Rich Text Format [*.rtf]. Please, identify the electronic file name as <submission_author>.
3. At the top of the cover page, the author must fill out the following header:
I submit the paper of my authorship entitled "..." for consideration by the Program Committee of the II UFRJ International Symposium of Musicology. In case of approval, I hereby authorize SIM_UFRJ2011 editor to publish it in print and / or electronic version (online) at the institution’s site as well as commit myself to send the full, revised version of the paper until September 30, 2011 for publication in the Proceedings.
Author(s)’s information:
1st author name (as it appears in publications): ___________________________
Full Address: ______________________________________________________
Tel.: ___________________________ Email: ___________________________
2nd author name (as it appears in publications): __________________________
Full Address: ___________________________________________
Tel.: ___________________________ Email: ____________________________
4. The following pages should follow the Submission Template below:
SUBMISSION TO II SIM_UFRJ 2011
(Proposals presented in English shall be sent only in English)
Author’s name:
Institutional affiliation:
Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center
Abstract
Abstract in English up to 500 words. Justified alignment; Times New Roman, type size 12; 1.5 line spacing;
Bibliographical References
List the main bibliographical references (up to 5) at the end of the abstract, according to academic writing norms.
Short Bio(s) of the author(s)
A short biografical note informing the author(s)’s professional activities and academic training, up to 150 words in the following order: institutional affiliation, title (from highest to lowest), other relevant information and main publications (journal or publisher, year).
***
Acknowledgments of proposals received will be sent by email to all who submit proposals.
For inquiries concerning submissions, please contact volpe@musica.ufrj.br .
Further details, including those concerning the preliminary and final programme and general information on accommodations, will be made available at the UFRJ School of Music website http://www.musica.ufrj.br and at the UFRJ Graduate Studies Program in Music website http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php .
__._,_.___
No hay comentarios:
Publicar un comentario