domingo, 8 de mayo de 2011

Simposio Internacional de Musicologia da UFRJ "Teoria, Critica e Musica na Atualidade (Rio de Janeiro, 15 a 17 agosto 2011)

SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ "TEORIA, CRITICA E MUSICA NA ATUALIDADE (RIO DE JANEIRO, 15 A 17 AGOSTO 2011)

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ

“Teoria, Crítica e Música na Atualidade”

Escola de Música / Programa de Pós-Graduação

Rio de Janeiro, 15 a 17 de agosto de 2011

Comissão Organizadora

Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente

André Cardoso (UFRJ)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Comissão Científica:

Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente

Marcos Nogueira (UFRJ)

Ilza Nogueira (UFPB)

Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP)

Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto)

Elliott Antokoletz (Universidade do Texas, Austin, EUA)

CHAMADA DE TRABALHOS

A Escola de Música e o Programa de Pós-Graduação anunciam a realização do II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ e convidam para a submissão de trabalhos.

O Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ ocorre na Semana da Escola de Música e foi planejado em consonância com os eventos comemorativos do aniversário da Escola, como iniciativa da Diretoria da Escola de Música e da Coordenação do Programa da Pós-Graduação. A congruência dos eventos artísticos e científicos expressa a vocação desta instituição, que completa agora 163 anos. A temática norteadora dos eventos artísticos e científicos de 2011 é a música do século XX em diante, tendo a segunda edição do Simpósio Internacional de Musicologia o título “Teoria, Crítica e Música na Atualidade”.

A intersecção entre as teorias analíticas da música e as teorias da crítica cultural tem catalizado importantes questionamentos da área, não somente sobre os problemas teóricos e metodológicos das novas posturas, mas sobretudo ao levar a um redimensionamento da própria identidade da disciplina. Busca-se com esse evento refletir em que medida as inovações da música do século XX em diante, ao trazer novas linguagens, novas práticas composicionais e de performance e novas escutas, têm constituído locus fundamental para novas proposições analíticas e críticas nos desenvolvimentos recentes da musicologia, em sua ampla gama de abordagens.

O evento reunirá, no Brasil, figuras exponenciais de diversos países, visando a uma interlocução que favoreça a inserção dos estudos brasileiros na musicologia internacional da especialidade. Junto aos musicólogos, o evento congregará compositores e intérpretes, no intuito de aproximar a pesquisa dos processos criativos. O debate entre os especialistas da música contemporânea busca ampliar o espaço para as diversas tendências de análise e crítica, incentivando um encontro teórico-analítico que norteie o impulso historiográfico futuro. Encerrará com uma mesa redonda formada por compositores e colunistas especializados, para debater as questões associadas à mediação, recepção e formação de público na atualidade. A organização do Simpósio em diversas modalidades pretende intensificar a integração entre o ensino e a pesquisa em nível de pós-graduação, incluindo, a partir desta segunda edição, sessões de comunicação de trabalhos aprovados mediante submissão. O Livro de Resumos e os Anais com a versão integral dos trabalhos, publicados em formato impresso e eletrônico, serão disponibilizados gratuitamente no site da EM-UFRJ.

CRONOGRAMA

Prazo para submissão dos trabalhos (resumos): 10 de junho de 2011

Divulgação do resultado dos trabalhos aprovados: 30 de junho de 2011

Realização do evento: 15 a 17 de agosto de 2011

Envio da versão completa e revisada do trabalho para publicação nos Anais: 30 de setembro de 2011

NORMAS DE SUBMISSÃO

As propostas devem ser enviadas até 10 de junho de 2011 para o e-mail sim@musica.ufrj.br e endereçadas à Presidente da Comissão Científica, conforme instruções a seguir.

1. O texto deve ser inédito e enfocar questões relacionadas ao tema do SIM_UFRJ2011.

2. O texto pode ser apresentado em português, inglês ou espanhol e deve ser enviado em arquivo eletrônico, editorado em Microsoft Word 2003 ou em Rich Text Format. O arquivo em formato .doc ou .rtf deve ser nomeado <submissao_autor>.

3. A página de rosto deve conter o seguinte cabeçalho:

Submeto o trabalho intitulado “...” para apreciação da Comissão Científica do II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Em caso de aprovação do resumo, autorizo a editoria do SIM_UFRJ2011 a publicá-lo de forma impressa e/ou eletrônica (on-line) no sítio eletrônico da instituição. Comprometo-me, ainda, a enviar a versão integral e revisada do trabalho até 30 de setembro de 2011 para publicação nos Anais.

Dados dos autores:

1º autor (nome em publicações): ________________________________

Endereço completo: ___________________________________________

Telefone: (___) ____________ e-mail: ___________________________

2º autor (nome em publicações): ________________________________

Endereço completo: ___________________________________________

Telefone: (___) ____________ e-mail: ____________________________

4. As páginas seguintes devem seguir o Modelo de Submissão abaixo:

SUBMISSÃO DE TRABALHO AO II SIM_UFRJ 2011

(Propostas apresentadas em português ou espanhol devem conter também a tradução para o inglês)

Nome do(a) Autor(a)

(Afiliação institucional)

Título do trabalho em português ou espanhol: em negrito, fonte Times New Roman, 12, centralizado

Resumo

Resumo em português ou espanhol de até 500 palavras. Alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm.

Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center

Abstract

Abstract in English up to 500 words. Justified alignment; Times New Roman, type size 12; 1.5 line spacing; 3 cm for all margins.

Referências Bibliográficas

Ao final do resumo, incluir referências bibliográficas principais (até 5), seguindo normas ABNT.

Breve Currículo do(a/s) Autor(e/a/s)

Sinopse da atuação profissional e formação acadêmica, com até 150 palavras, na seguinte ordem: afiliação institucional, titulação (da mais alta para a mais baixa), outras informações relevantes e principais publicações (editora ou periódico, ano).

***

Todas as propostas obterão a confirmação de recebimento por e-mail, ressalvando-se que não implique em aprovação, a qual será anunciada oportunamente.

Para maiores esclarecimentos sobre submissão, contate volpe@musica.ufrj.br .

Informações adicionais sobre a programação do evento e acomodações serão disponibilizadas no site da Escola de Música da UFRJ http://www.musica.ufrj.br e no site do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php .

II SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGÍA DE LA UFRJ

“Teoría, Crítica y Música en la Actualidad

Escuela de Música / Programa de Pos-Graduación

Río de Janeiro, 15 a 17 de agosto de 2011

Comisión Organizadora

Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente

André Cardoso (UFRJ)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Comisión Científica:

Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente

Marcos Nogueira (UFRJ)

Ilza Nogueira (UFPB)

Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP)

Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto)

Elliott Antokoletz (Universidad de Texas, Austin, EUA)

CONVOCATORIA

La Escuela de Música y el Programa de Pos-Graduación anuncian la realización del II SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGÍA DE LA UFRJ e invitan a la presentación de trabajos.

El Simposio Internacional de Musicología de la UFRJ tendrá lugar durante la Semana de la Escuela de Música y ha sido planificado coincidiendo con los eventos conmemorativos del aniversario de ésta institución, a iniciativa de la Dirección de la Escuela de Música y de la Coordinación del Programa de Pos-Graduación. La coincidencia temporal de los eventos artísticos y científicos expresa la vocación de la Escuela, que cumple 163 años de vida. La temática que enmarca estos de 2011 es la música del siglo XX en adelante, teniendo la segunda edición del Simposio Internacional de Musicología el título “Teoría, Crítica y Música en la Actualidad”.

La intersección entre las teorías analíticas de la música y las teorías de crítica cultural cataliza importantes cuestionamientos del área, no solamente respecto a los problemas teóricos y metodológicos de las nuevas posturas sino, sobre todo, por plantear una nueva dimensión de la propia identidad de la disciplina. El objetivo de este evento es reflexionar en qué medida las innovaciones de la música del siglo XX en adelante, han trazado nuevos lenguajes, prácticas compositivas, interpretativas y de escucha los cuales han constituido el locus fundamental de nuevas proposiciones analíticas y críticas en los desarrollos recientes de la musicología, desarrollos que suponen, a su vez, una nueva gama de enfoques.

El evento, que reunirá en Brasil a importantes figuras de diversos países, permitirá un diálogo que favorezca la inserción de los estudios brasileños en la musicología internacional. Junto a los musicólogos, el simposio congregará, igualmente, a compositores e intérpretes con el objetivo de aproximar a la investigación los procesos creativos. El debate entre los especialistas de la música contemporánea busca ampliar el espacio para las diversas tendencias de análisis y crítica, incentivando un encuentro teórico-analítico que guie el futuro impulso historiográfico. Finalizará el encuentro con una mesa redonda formada por compositores y columnistas especializados, para discutir las cuestiones asociadas a la mediación, la recepción y la formación del público en la actualidad. La organización del simposio pretende intensificar por diversas vías la integración entre la enseñanza y la investigación a nivel de pos-grado incluyendo, a partir de ésta segunda edición, secciones de comunicación de trabajos aprobados mediante la previa presentación de los mismos. Los resúmenes y el anuario de las actas del simposio con la versión integral de los trabajos, publicados en formato impreso y electrónico, estarán disponibles gratuitamente en el sitio WEB de la EM-UFRJ.

CRONOGRAMA

Plazo para la presentación de los trabajos (resúmenes): 10 de junio de 2011

Divulgación del resultado de los trabajos aprobados: 30 de junio de 2011

Realización del evento: 15 a 17 de agosto de 2011

Envío de la versión completa y revisada del trabajo para su publicación en el libro de actas: 30 de septiembre de 2011.

NORMAS DE PRESENTACIÓN

Las propuestas pueden ser enviadas, hasta el 10 de junio de 2011, a la dirección de e-mail sim@musica.ufrj.br y dirigidas a la Presidenta de la Comisión Científica, conforme a las instrucciones indicadas.

1. El texto debe ser inédito y plantear cuestiones relacionadas con el tema del SIM_UFRJ2011.

2. El texto puede ser presentado en portugués, inglés o español, y debe ser enviado en archivo electrónico, editado en Microsoft Word 2003 o en Rich Text Format. El archivo en formato .doc o .rtf debe ser titulado <seleccion_autor>.

3. La primera página debe contener el siguiente encabezamiento:

Someto el trabajo titulado “...” a la apreciación de la Comisión Científica del II Simposio Internacional de Musicología de la UFRJ. En caso de aprobación del resumen, autorizo a la editorial del SIM_UFRJ2011 a publicarlo de forma impresa y/o electrónica (on-line) en el sitio electrónico de la institución. Me comprometo, además, a enviar la versión íntegra y corregida del trabajo hasta el 30 de setiembre de 2011 para su publicación en el libro de actas.

Datos de los autor/a:

1º autor (nombre en publicaciones): ________________________________

Dirección completa: ___________________________________________

Teléfono: (___) ____________ e-mail: ___________________________

2º autor (nombre en publicaciones): ________________________________

Dirección completa: ___________________________________________

Teléfono: (___) ____________ e-mail: ____________________________

4. Las páginas siguientes deben seguir el Modelo de Selección transcrito abajo:

SELECCIÓN DE TRABAJO. II SIM_UFRJ 2011

(Las propuestas presentadas en portugués o en español deben ir acompañadas con una traducción al inglés)

Nombre del (la) Autor(a)

(Vínculo institucional)

Título del trabajo en español o portugués: en negrita, fuente Times New Roman, 12, centralizado

Resumen

Resumen en español o portugués hasta 500 palabras. Alineamiento justificado; fuente Times New Roman, tamaño 12; espacio entre líneas de 1,5; margen superior/inferior e izquierda/derecha 3 cm.

Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center

Abstract

Abstract in English up to 500 words. Justified alignment; Times New Roman, type size 12; 1.5 line spacing; 3 cm for all margins.

Referencias Bibliográficas

Al final del resumen, incluir las principales referencias bibliográficas (hasta 5), siguiendo las normas técnicas de redacción académica.

Breve Currículum del (la/s) Autor (a/es/as)

Sinopsis de la actuación profesional y formación académica, hasta 150 palabras, en el siguiente orden: vínculo institucional, titulación (de la más alta para la más baja), otras informaciones relevantes y principales publicaciones (editora o periódico, año).

***

Todas las propuestas recibirán acuse de recibo por correo electrónico, sin que esto implique necesariamente su aceptación, la cual, en su caso, será comunicada oportunamente.

Para datos adicionales a la presente convocatoria, escriba a volpe@musica.ufrj.br .

Información adicional sobre el programa del evento y el alojamiento estará disponible en el sitio web de la Escuela de Música de la UFRJ http://www.musica.ufrj.br y el sitio del Programa de Posgrado en Música de la UFRJ http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php .

II UFRJ INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF MUSICOLOGY

“Current Theory, Criticism and Music”

School of Music / Graduate Studies Program

Rio de Janeiro, August 15–17, 2011

General Committee

Maria Alice Volpe (UFRJ), Chair

André Cardoso (UFRJ)

Marcos Nogueira (UFRJ)

Program Committee

Maria Alice Volpe (UFRJ), Chair

Marcos Nogueira (UFRJ)

Ilza Nogueira (Federal University of Paraíba-UFPB)

Maria Lúcia Pascoal (State University of Campinas-UNICAMP)

Diósnio Machado Neto (University of São Paulo-USP, Ribeirão Preto)

Elliott Antokoletz (The University of Texas at Austin, USA)

CALL FOR PAPERS

The School of Music and the Graduate Studies Program announce the II UFRJ INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF MUSICOLOGY and welcome the submission of papers.

UFRJ International Symposium of Musicology takes place during the School of Music Week and, as an initiative of the Director Board and the Graduate Studies Program, it is planned as part of the commemorative events for the institution’s anniversary. The pairing of scientific and artistic events expresses the vocation of the institution, which completes 163 years. The guiding theme of the artistic and scientific events of 2011 is the music from the twentieth century onwards, and the second edition of UFRJ International Symposium of Musicology proposes to discuss “Current Theory, Criticism and Music”.

The intersection between analytical theories of music and theories of cultural criticism has triggered some crucial questionings in the area, not only concerning the theoretical and methodological problems brought by new approaches and agendas, but especially as it lead to a redefinition of the very identity of the discipline.

This Symposium provides a renewing opportunity to discuss the extent to which innovations of the music from the twentieth-century onwards – as bringing new languages, new compositional and performance practices, and new ways of listening – have consisted of a primary locus of fresh analytical and critical proposals in recent developments of musicology, considering its wide range of approaches. The event will gather in Brazil prominent specialists from various countries, seeking a dialogue that may promote the insertion of Brazilian musicological studies in the international community of scholars. In addition to musicologists, the event will congregate composers and performers, in order to draw together research and creative processes. The debate among experts in contemporary music seeks to expand the space for the various trends and critical analysis, encouraging a theoretical and analytical encounter that may inspire future historiography. The Symposium will close with a round table of composers and music critics for a debate on issues of mediation, reception, and audience formation. UFRJ International Symposium of Musicology intends to intensify various forms of integration between teaching and researching at graduate and postgraduate level, including, since this second edition, sessions for papers selected by submission. The Book of Abstracts and the Proceedings with the full version of the keynote speeches and papers, in printed and electronic version, will be freely available at UFRJ School of Music website.

IMPORTANT DATES

Abstract submission deadline: June 10, 2011

Notification of the successful applicants: June 30, 2011

Symposium: August 15-17, 2011

Submission of the full and revised version of the paper for publication in the Proceedings: September 30, 2011

SUBMISSION GUIDELINES

Proposals must be sent to the e-mail sim@musica.ufrj.br no later than June 10, 2011, and shall be addressed to the Program Committee Chair according to the instructions below.

1. Proposals must be original works and address issues related to the conference theme SIM_UFRJ2011.

2. Proposals may be written in Portuguese, Spanish or English, and submitted by e-mail only as an attachment in Microsoft Word 2003 [*.doc] or Rich Text Format [*.rtf]. Please, identify the electronic file name as <submission_author>.

3. At the top of the cover page, the author must fill out the following header:

I submit the paper of my authorship entitled "..." for consideration by the Program Committee of the II UFRJ International Symposium of Musicology. In case of approval, I hereby authorize SIM_UFRJ2011 editor to publish it in print and / or electronic version (online) at the institution’s site as well as commit myself to send the full, revised version of the paper until September 30, 2011 for publication in the Proceedings.

Author(s)’s information:

1st author name (as it appears in publications): ___________________________

Full Address: ______________________________________________________

Tel.: ___________________________ Email: ___________________________

2nd author name (as it appears in publications): __________________________

Full Address: ___________________________________________

Tel.: ___________________________ Email: ____________________________

4. The following pages should follow the Submission Template below:

SUBMISSION TO II SIM_UFRJ 2011

(Proposals presented in English shall be sent only in English)

Author’s name:

Institutional affiliation:

Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center

Abstract

Abstract in English up to 500 words. Justified alignment; Times New Roman, type size 12; 1.5 line spacing; 3 cm for all margins.

Bibliographical References

List the main bibliographical references (up to 5) at the end of the abstract, according to academic writing norms.

Short Bio(s) of the author(s)

A short biografical note informing the author(s)’s professional activities and academic training, up to 150 words in the following order: institutional affiliation, title (from highest to lowest), other relevant information and main publications (journal or publisher, year).

***

Acknowledgments of proposals received will be sent by email to all who submit proposals.

For inquiries concerning submissions, please contact volpe@musica.ufrj.br .

Further details, including those concerning the preliminary and final programme and general information on accommodations, will be made available at the UFRJ School of Music website http://www.musica.ufrj.br and at the UFRJ Graduate Studies Program in Music website http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php .

__._,_.___

No hay comentarios:

Archivo del blog

Datos personales