miércoles, 6 de mayo de 2009

CURSO MODULADO: O VIOLÃO NO RIO DE JANEIRO E O CHORO - Marcia Taborda

CURSO MODULADO: O VIOLÃO NO RIO DE JANEIRO E O CHORO - MARCIA TABORDA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Instituto de Artes

Programa de Pós-Graduação “Música em Contexto”

CURSO MODULADO

DATA: 11 A 15 DE MAIO DE 2009

HORÁRIO: 9H ÀS 12H

LOCAL: SG-4 – SALA 54/8

VAGAS: 10

INSCRIÇÕES NA SECRETARIA DO PPG-MUS/ UNB – SG-4 Tel. (61) 3307-1277

O VIOLÃO NO RIO DE JANEIRO E O CHORO

Profa. Dra. Marcia Taborda

Universidade Federal do Rio de Janeiro

EMENTA:

Estudo do desenvolvimento do repertório do violão, a partir de fatos

históricos determinantes para a consolidação de uma música típica brasileira

de origem popular, de natureza artístico-autoral-urbana.

OBJETIVOS:

- Ministrar conhecimentos básicos da história da música que permitam a

apreciação crítica do repertório popular brasileiro, assim como a

identificação dos gêneros e conjuntos instrumentais típicos de nossa

tradição musical.

- Capacitar o aluno a identificar e interpretar os fatos históricos que

marcaram a trajetória da música popular brasileira, contextualizando-os no

panorama sócio-cultural, artístico, político e econômico de cada época.

- Investigar as principais abordagens analíticas do repertório popular.

- Fomentar a pesquisa em fontes primárias.

METODOLOGIA:

Aulas expositivas e debates baseados na leitura e discussão de textos

teóricos e de relatos de memorialistas.

Audição comentada de obras da música popular brasileira.

Prática de montagem e performance do repertório proposto.

Marcia Taborda é Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio

de Janeiro (Orientador: José Murilo de Carvalho, 2004) com a tese "Violão e

Identidade Nacional: Rio de Janeiro 1830/1930”; Mestre em Música pela

Universidade Federal do Rio de Janeiro (Orientador:

Turíbio Santos, 1995) com a dissertação “Dino Sete Cordas e o Acompanhamento

de Violão na MPB”. Com projeto aprovado pela Fapemig

(2008) coordenou a pesquisa "Acervo Koellreutter: Organização, Tratamento,

Criação da Biblioteca Digital". Com apoio do CNPq realizou Pós-Doutoramento

(PDJ) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde

desenvolveu a pesquisa "Ao Som da Viola: Danças e Cantigas no Rio de Janeiro

Oitocentista". Uma das vencedoras do Programa de Bolsas da Fundação

Biblioteca Nacional (2007), com o projeto de pesquisa "Dicionário Ilustrado

do Violão Brasileiro", foi contemplada com o Programa de Bolsas RioArte

(2004), com o projeto "O violão brasileiro em 78 RPM". Única brasileira a

receber o prêmio The

1997 Kennedy Center Fellowships of the Americas, realizou em Nova Iorque

especialização na interpretação do repertório contemporâneo.

Estudiosa da história do violão no Brasil tem artigos publicados em revistas

especializadas como "Revista de História da Biblioteca Nacional",

Soundboard, editada pela Guitar Foundation of America, Revista Brasiliana da

Academia Brasileira de Música, entre outras.

Gravou para a Acari Records o CD Choros de Paulinho da Viola com a obra do

compositor escrita para o violão e para o selo ABM Digital, o CD Musica

Humana, com obras do repertório brasileiro contemporâneo.

Professora de violão da Universidade Federal do São João Del Rey

(2006-2009) e atualmente da Escola de Música da Universidade Federal do Rio

de Janeiro.

Lista completa de publicações disponível no Currículo Lattes in

http://lattes.cnpq.br/3048002134755260

Atenciosamente,

--

Profa. Dra. Maria Alice Volpe

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação "Música em Contexto"

Universidade de Brasília

--

Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e acredita-se estar

livre de perigo.

No hay comentarios:

Archivo del blog

Datos personales